Parques Naturais

🌿 Hoje celebra-se o Dia Europeu dos Parques Naturais! Foi na Suécia a 24 Maio 1909 que nasceu oficialmente o primeiro Parque Natural na Europa! Acreditamos que aproveitar a Natureza e tratá-la bem é tão importante como cuidar de nós e do nosso património! Em Portugal, contamos com 13 Parques Naturais. Vamos a algumas ideias aqui perto?


✳️ Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros - precisamos de 3 dias para ver todos os tesouros que esconde: aldeias, estradas romanas, mais de 1500 grutas calcáreas, trilhos em antigos túneis de caminhos de ferro, alguns dos melhores fósseis do país e até o maior percurso de pegadas de dinossauros do mundo, a Pedreira do Galinha! O sítio mais mágico é o Algar do Pena, com 40m de profundidade, é a maior sala subterrânea do país com 125mil m³ de volume!



✳️ Parque Natural da Arrábida - desde 1976 alegra-nos o olhar com as suas cores vivas! Seguindo sempre entre a Serra e o Atlântico, encanta-nos com as vistas sobre as praias paradisíacas de água azul turquesa, como o Portinho da Arrábida. O Conventinho, que se destaca com as suas paredes caiadas de branco ou toda a área monumental do Cabo de Espichel são outros pontos a não perder. Dos muitos trilhos, aconselhamos a Serra do Risco, com vistas lindas para as arribas! A Praia da Ribeira do Cavalo está classificada entre as mais bonitas da Europa. Outras maravilhas deste parque são o Moscatel de Setúbal, as Tortas e o Queijo de Azeitão.


✳️ Parque Natural de Sintra-Cascais - desengane-se se pensa que já conhece tudo por aqui! Além de todos os famosos monumentos, do Vinho de Colares ou dos doces tradicionais, este Parque tem a sua grande atracção na Natureza! O micro-clima potencia as variadíssimas espécies que por ali florescem e atrai muitos animais, sobretudo as aves-migratórias! Para passar uns dias diferentes, não há melhor que fazer um trilho, como o da Barragem do Rio Mula e Pedra Amarela, ou o da Peninha, que proporciona uma vista quase 360° sobre o Parque. Já foi à Cascata da Fervença ou à Lagoa Azul? Já visitou a Quinta do Pisão ou o antigo comboio até à Praia das Maçãs? E pôr do sol nas Dunas da Cresmina é lindo!


Aproveitem a vida!


Artigo escrito em conjunto com a equipa da This is Lisbon Walking Tours: Ana Amaral e Carla Ribeiro.

You Might Also Like: