Cátia Garcia

Quando me perguntam qual é a minha profissão e respondo que sou Guia-Intérprete, a reação imediata é: um sorriso largo seguido de "ahhh, passeias!". Só que passear é a última coisa que os Guias fazem. Aqui ficarão a perceber porquê!

Sejam bem vindos às aventuras da minha vida enquanto Guia-Intérprete Nacional Certificada.

O que adoro na minha profissão é a versatilidade de funções que posso exercer, desde realizar tours gerais ou temáticos, locais ou nacionais, de autocarro, a pé, de barco ou bicicleta, até coordenar eventos nacionais e internacionais. A não-rotina é muito apelativa: já me deu a oportunidade de estagiar no departamento de visitantes  da Galeria Secession em Viena e no Museu Guggenheim em Nova Iorque, organizar o Campeonato Mundial de Futebol na África do Sul ou um jantar privado no Palácio de Queluz, gerir o site da This is Lisbon - Walking Tours, etc. Conhecer pessoas novas todos os dias, é ainda mais apelativo. 

Acima de tudo interessa-me proporcionar momentos inesquecíveis na vida das pessoas. Saber que os meus grupos levam com eles algo mais, algo novo, que lhes ensinei e que nunca mais esquecerão - esses sorrisos, não esqueço nunca!

 

No meio de tudo isto, encontro sempre tempo para a minha família e amigos, para tocar piano e para praticar o Método DeRose. Expandir os meus conhecimentos em diversas áreas, como cinema ou fotografia faz também parte da minha vida e, claro, viajar. E quanto mais viajo, mais digo que Lisboa é a minha cidade favorita.

 

Este é também um site de dicas sobre eventos a ir, locais a visitar, portugueses a conhecer. Talvez já tenham lido as minhas sugestões e entrevistas na revista digital Le Cool Lisboa, no site Lisbonlovers, na revista Gerador e no site Reveal Portugal?

O meu mote de vida é "to be instead of to have": precisamos desacelerar, olhar o outro com verdadeiro respeito, ouvir, partilhar, inspirar e juntos cuidar deste Planeta. Se nos soubermos escutar vamos perceber que precisamos de tão pouco e que temos muito mais poder do que nos dizem! 

Preparados para a viagem? ;)

Cátia Garcia