O propósito maior de Viajar
- Cátia Garcia
- 28 de fev.
- 2 min de leitura
À partida, a razão primordial para viajar é a ideia de conhecer o outro, a curiosidade em saber como é esse outro lugar, essa outra vida, essa outra história, esse outro dia a dia, diferente do nosso, do lugar onde vivemos.
Quando estou com os meus grupos e conto-lhes sobre a História de Portugal, sobre as nossas tradições, sobre a nossa vida diária, a nossa forma de ser, tento ao máximo comparar com a cultura do grupo que está ali perante mim.
Estabelecer ligações temporais na história passada e actual faz toda a diferença, porque nos coloca a todos no mesmo patamar. Passamos a olhar o outro como nos olhamos a nós.
O meu propósito maior é mostrar a todos que somos muito mais parecidos do que pensamos e que se somos e agimos de determinado modo, há uma explicação para tal, e essa explicação pode ser simplesmente o clima do país! Já pensaram que quem vive com temperaturas de 40º nunca poderá ter o mesmo ritmo de vida de alguém que vive em temperaturas de 10º?
Este facto tão simples, explica tanto do nosso dia a dia.
Assim como pensar no passado, os momentos difíceis das nossas histórias servem para aprendermos, não os devemos apagar e nem ficar presos neles numa eterna mea culpa, devemos antes admitir que assim foi, pedir desculpa se necessário e avançar, construindo pontes, construindo ligações e construindo caminhos melhores que não se repitam!
Trabalho há mais de 20 anos e a maior das lições que levo é que seja qual for a nacionalidade, a idade, a religião, o que todos queremos é ter uma casa, ter comida, ter o que vestir, ter saúde e tempo com quem amamos.
No fundo somos todos Humanos com as mesmas emoções.
Viajem muito, mas viajem porque querem verdadeiramente Olhar o outro e é por isso que quando regressamos não somos mais os mesmos, mas sem dúvida somos mais ricos ;)

Comments