top of page

Museu da Música Portuguesa

  • Foto do escritor: Cátia Garcia
    Cátia Garcia
  • 2 de mar.
  • 2 min de leitura

Já percorreram as ruas do Monte Estoril? Então pensem nisso, é que aqui e acoli encontramos edifícios que nos fazem soltar um "uau"!


Um bom exemplo é a Casa Verdades de Faria, que alberga o Museu da Música Portuguesa.


✨Esta belíssima casa, rodeada por um grande jardim, foi projetada por Raul Lino a pedido de Jorge O'Neil, um membro da família real irlandesa, que ao todo tinha 3 casas entre Cascais e Estoril.


Ao típico estilo de Raul Lino associou-se simbologia irlandesa, o que resultou num trabalho de pormenores muito especial.


🌿Anos mais tarde, Enrique Mantero e a sua esposa Gertrudes Verdades de Faria, adquirem esta propriedade, onde realizavam frequentemente tertúlias e que deixaram em testamento à Câmara de Cascais com indicação para que viesse a ser uma Casa-Museu e um jardim público.


🎵Assim abre, tempos depois, o actual Museu que alberga uma coleção de instrumentos reunidos por Michel Giacometti durante a recolha de música tradicional que realizou por Portugal entre os anos 1960 e 1980, assim como a sua biblioteca.


Também a herança artística do maestro Fernando Lopes-Graça pode ali ser encontrada, nomeadamente a biblioteca, correspondência, fotografias e partituras de várias das suas obras.


🥁Venham descobrir os instrumentos mais caricatos, como o Lato, as flautas mais simples dos pastores, ou a magnífica coleção de Guitarras portuguesas, entre tanto!


Se tiverem crianças acreditem que elas vão adorar. À entrada é-lhes dado um jogo para descobrirem detalhes, ouvirem músicas e assim explorarem o interior e exterior da Casa enquanto brincam e aprendem.


Boa visita!











Horário:

Terça a sexta: das 10h00 às 18h00

Sábados, domingos e feriados: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Encerra às segundas-feiras.


Comments


You Might Also Like:
bottom of page