top of page

9 Mulheres inspiradoras

Dia Internacional da Mulher - 8 de Março



Tudo começou em Nova Iorque, quando em 1908, 15 mil mulheres caminharam pelas ruas da cidade exigindo menos horas de trabalho, melhores salários e o direito ao voto.

No ano seguinte, os EUA declaravam o 8 de Março como o Dia Nacional da Mulher.


Em 1910, numa Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras em Copenhaga, Clara Zetkin, uma alemã, sugeriu que se criasse um Dia internacional da Mulher e todas as outras 100 mulheres, de 17 países diferentes, concordaram.


Em 1917, na Rússia, as mulheres trabalhadoras começaram um protesto que ficou conhecido como "Pão e Paz". O protesto, que teve início no dia 8 de Março, durou quatro dias e no final o Tsar russo foi obrigado a abdicar e as mulheres russas receberam o direito ao voto.

A partir daí o 8 de Março ficou como o Dia Internacional da Mulher (e é ainda um feriado nacional na Rússia).



Hoje apresentamo-vos 8 Portuguesas que nos mostram que há lugar para tod@s no mundo.

São apenas algumas das que poderíamos mencionar. São mulheres que lutaram, alavancaram e apoiaram outras mulheres, são uma inspiração.


"Nós somos hoje o fruto das lutas passadas. Por isso sejamos as sementes das conquistas futuras."


Isabel Rilvas

Foi a primeira pilota acrobática da Península Ibérica e, com a autorização de Salazar, criou o grupo das enfermeiras páraquedistas, que teve um papel importantíssimo na ajuda aos feridos, doentes e civis durante a Guerra Colonial. Há uma placa com o seu nome no "Wall of Wings" no Museu das Mulheres Piloto em Oklahoma.



Carolina Beatriz Ângelo

Foi a primeira mulher cirurgiã portuguesa e a primeira mulher a votar em Portugal em 1911. Na altura, esse direito estava reservado só aos homens e Carolina, como boa feminista, vai a tribunal reclamar o seu direito, visto ser viúva e sustentar a sua filha, como qualquer chefe de família.



Joana Carneiro

Maestrina principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa desde 2014 com um longo e invejável curriculo. Foi descrita pelo seu professor como uma líder de plumas e flores. Obervadora, sensível e extrovertida, diz que sente sempre a grande responsabilidade de representar o compositor em questão.



Sophia de Mello Breyner

Nascida no Porto, recitou o seu primeiro poema - "a Nau Catrineta" com 3 anos de idade. Os seus temas preferidos são a noite, a natureza e o mar. Foram os seus filhos que a inspiraram a escrever livros infantis - "A Menina e o Mar", "A Fada Oriana", "O Cavaleiro da Dinamarca". Com honras de Estado, foi sepultada no Panteão Nacional e o Miradouro da Graça recebeu o seu nome.



Maria de Lourdes Braga de Sá Teixeira

A primeira portuguesa a obter a licença de piloto em Portugal com apenas 21 anos. Em sua honra, perto do aeroporto, no bairro dos Olivais, há um jardim com o seu nome.



Helena de Almeida

Filha do escultor Leopoldo de Almeida, formou-se em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes em 1955. Influenciada pela arte arbstracta, Helena utiliza o seu corpo como suporte das suas criações.



Rosa Mota

A campeã mundial e olímpica da maratona (Roma 1987 e Seul 1988), ganhou 14 das 21 maratonas que participou durante 10 anos. Em 2004 promoveu a primeira corrida feminina em Portugal, que teve a participação de 10 mil mulheres e arrecadou fundos para combater o cancro da mama.



Antónia Ferreirinha

Nome incontornável do Douro Vinhateiro, empresária de sucesso, num tempo e num sector dominado pelos homens. Devido a uma viuvez precoce, com 33 anos assume a liderança da Casa Ferreira, planta vinha, constrói armazéns, compra e funda quintas, sem nunca esquecer os mais necessitados. Esteve envolvida em obras de caridade, assim como na construção dos hospitais de Vila Real, Régua e Lamego.



A Nona Mulher que destacamos és Tu, que nos lês.

Apesar de ser muito importante seguir Inspirações, é mais ainda lembrarmo-nos que cada uma de nós é uam força da natureza com lugar no Mundo.

Sejam a vossa essência, pois nós mulheres, não somos o acessório de ninguém e haverá sempre alguém que se sentirá inspirado por nós.


Feliz Dia Internacional da Mulher.


Artigo escrito pela Equipa da This is Lisbon Walking Tours


You Might Also Like:
bottom of page