Ver com olhos de turista - Lives no Instagram

O Guia-Intérprete Certificado trabalha com um mundo imenso, seja nos temas que tem de abordar para explicar ao seu grupo, seja nas nacionalidades com que lida diariamente. Esta profissão é verdadeiramente lidar com "os mundos do Mundo".

Pelas mãos e palavras de um Guia Certificado ficamos a conhecer uma cultura, desde os primórdios até ao mais contemporâneo e aprendemos a olhar de um novo modo.

Por isso, deveríamos todos ser turistas na nossa própria terra também.

Será que já olhaste para a tua cidade do mesmo modo que olhaste uma cidade que visitaste lá fora? Será que a tua terra não é tão rica, interessante e bonita como aquele destino que dizes ser de sonho?

Neste Lives do Instagram (la.petite.sardine.tour.guide) convidei colegas meus para abordarmos os temas mais diversos e criar vontade de conhecer os destinos mais improváveis.

Durante quase dois meses, ao final do dia da Segunda-feira, foi maravilhoso partilhar convosco a "nossa sala", ver as vossas reacções, responder às vossas perguntas e mais tarde, receber fotografias e mensagens vossas a agradecer as sugestões e a mostrar que foram redescobrir o nosso país.

Começamos em Maio com a Sara Pereirinha. O tema foi a reabertura dos Museus após o período de confinamento.

Falamos do passado, presente e futuro da profissão de Guia-Intérprete Certificado, falamos de reinventar, falamos de roteiros personalizados, falamos de museus a descobrir e muito mais.

Seguiram as nossas sugestões? Onde foram neste Verão?

Na semana seguinte recebi a Sandra Nascimento que nos contou tudo sobre o projecto dos Passeios Literários.

Já pensaram em descobrir a cidade de Lisboa (e outras) através dos livros e dos seus autores? Um passeio literário é viajar pelas palavras, pela nossa imaginação, pela história, pelas estórias e pela actualidade. Que livros leram?

Uma semana depois abordei o tema da gastronomia, na sua vertente tradicional e vegana, com o colega Luís Pena.

A gastronomia é o espelho da geografia, da economia, da história de uma região. Conheçam uma cidade ou um país através dela. Nesta conversa falamos da bolota, do medronho, das rotas do vinho ao azeite, do mais tradicional até à sua versão vegan. Falamos de Chefs Michelin e de tasquinhas.

Qual o vosso prato preferido?

De seguida com a Alexandra Bartólo fomos passear até à Grande Setúbal - falamos de vinhos vegan, do projecto fantástico do Moinho de Maré da Mourisca, de sugestões de passeios a pé pela serra, pelo mar, de desporto aventura, de azulejos e tanto mais.

Mergulharam nas águas de 50 tons de azul dessa costa magnífica?

Depois, com a Amélia Custódio propusemos a descoberta de um destino improvável - o Barreiro!

Quase de certeza que a vossa reacção foi de surpresa, mas a cidade do Barreiro tem uma oferta fantástica: um Museu Industrial com todo um bairro operário por descobrir, um circuito de arte urbana que inclui obras de Vhils e de Bordalo II, moinhos de Maré com um estilo arquitectónico único em Portugal e um passeio à beira rio de tirar o fôlego. A Amélia ainda nos abriu o apetite com as iguarias desta cidade. Ah pois é. Falem com um Guia Certificado antes de partirem em viagem.

Com o Pedro Vaz anunciamos o seu brilhante projecto sobre Amália Rodrigues - Um Tour musical.

Que delícia que foi ouvir o Pedro falar-nos da vida desta mulher, de uma Amália fora do mundo do Fado, de um ícone da nossa cultura. Se ainda não reservaram o vosso passeio, está mais do que na hora de percorrer as ruas lisboetas ao som da voz do Pedro e da Amália. Não percam, mesmo!

A terminar este ciclo de conversas, recebi a querida colega Jú Candeias, com quem debati o papel do Guia enquanto Embaixador da Cultura Portuguesa.

Se é através do guia que temos contacto com outra cultura, não deveríamos nós valorizar estes profissionais? Falar de História, Arte, Tradições, Geografia, Ecónomia, Cultura, Contemporaneidade, Gastronomia, Artesanato e tanto mais, deve ser feito com brio, com verdade, com respeito.

Assim desafiei a Jú a responder a uma espécie de quizz de sugestões, que mostram bem quão grande é o universo em que um Guia trabalha.

Obrigada Jú por sugerires coisas maravilhosas, que também eu vou querer ir ver agora, e obrigada pelas tuas mensagens maravilhosas sobre a importância da nossa profissão e deste sector para que o Mundo seja todos os dias um lugar mais bonito.

A todos vocês que estiveram sempre comigo, connosco, obrigada.

A todos os meus convidados obrigada. Quem sabe estas conversas são um "Até já" 💜

la.petite.sardine.tour.guide instagram

#ateiadaguia

You Might Also Like: