top of page

Roteiro de Viagens em Casa - Quarentena

Nós, Guias Intérpretes Certificados, apelamos normalmente para que se saia de casa, mas agora continuemos a apelar para que se fique em casa, pois só assim poderemos todos sair novamente o mais breve possível.

São dias difíceis, diferentes, que nos fazem sentir o maior medo, mas também a maior gratidão pelo que temos e ao qual não davamos valor.

Vivo de mostrar Portugal e os portugueses aos estrangeiros, mas cada vez mais tenho vontade de vos mostrar a vocês, portugueses.

Quando foi a última vez que leste um autor português? Vais ao cinema português? Ouves música portuguesa? Sabes a tua história? E conheces as tradições da terra dos teus antecedentes? O que está por detrás de certas expressões ideológicas? Quando viajaste lá fora cá dentro?

Durante os próximos tempos e porque tenho reparado que muitas pessoas acham que não vale mais a pena falar de viajar, pergunto, será que esquecemos mesmo que a literatura de viagem começou quando só uns poucos o podiam fazer?

Que eram essas descrições que nos faziam querer ir até tal destino?E que por ser mais difícil ir até eles, quando era possível viajar escolhia-se tão bem o destino?

Vejam o vídeo que fiz com @vidamacrotv onde falo um pouco sobre o ponto em que chegamos na nossa relação com a viagem.

Durante as próximas semanas criarei roteiros para viajarem em casa.

Acedam ao Facebook ou à página de Instagram para verem os Roteiros de uma viajem em casa, diariamente.

Deixo-vos o exemplo de dois deles:

Comecemos a viagem de hoje:

Bom pequeno almoço e praticar com @derose.method.cascais

Visitar o @fcgulbenkian - tem visita virtual no site

Almoço com a @veganportuguesa

Ler com @joseluispeixoto

Assistir a um episódio da @visitaguiadartp no site da @rtp_2 (aconselho sobre o Santo Isidro de Pegões, vai ficar pasmos)

Dançar com o festival que começa agora @cifrao4real

Jantar do @carnesoviva

Teatro com @maique58

Ouvir um disco @louielouielx

Espreitem o insta do @chtcheglov e vão descobrindo fotógrafos por esse mundo fora. .

OU

Roteiro de uma viagem em casa 6:

Quando pudermos sair de casa novamente espero que muitos portugueses passeiem mais pelo seu país, adquiram os seus produtos, valorizem o nacional. Será que conseguiremos bastar-nos?

Portugal tem museus incríveis, que se estivessem lá fora, certamente seriam a razão de viajar para muita gente.

Quem conhece o Museu dos Cordofones em Braga, onde podem ver entre outras coisas, as 13 fases de construção de um cavaquinho?

Ou o Museu do Sabão: existem quatro museus dedicados ao sabão no mundo inteiro, e um deles encontra-se junto às margens do Tejo, na bela vila de Belver. A primeira vez que se criou uma substância rudimentar para a lavagem de tecidos foi na Mesopotâmia, mas foram os romanos os primeiros a pensar na utilidade do sabão para a remoção da sujidade corporal. O processo químico de saponização foi descoberto pelos árabes no século XII e não tardou até que se popularizasse. Viaja por Portugal, há tanto, tão especial para descobrir.

Ou o Museu da Tapeçaria de Portalegre?

Ou o Museu aberto Dark Sky Alqueva?

Ou o Museu de Angra nos Açores?

Hoje espreitem os sites desses locais, no futuro vão até lá e contratem um Guia Certificado, pois ele tornará a vossa experiência ainda mais enriquecedora.

la.petite.sardine.tour.guide instagram

You Might Also Like:
bottom of page