top of page

História da Adriana Fernandes - Só ficaram com um?

"Se há algo que aprendemos ao longo da nossa experiência enquanto guias é a manter a calma e a fazer o nosso melhor sorriso quando tudo parece perdido.

Vamos buscar aquelas aulas de teatro que fizemos na escola e rezamos para que a careta que estamos a fazer seja mesmo aquela que eles querem de facto ver!

Ora, muitas vezes o mais difícil do nosso trabalho não é aquela data ou o nome do arquitecto que não nos lembramos mas sim, lidar com as emoções dos nossos queridos turistas.

Certo dia, antes mesmo de sair do hotel para começar mais um tour, naqueles minutos apressados para tentar sair a horas, vem ter comigo uma senhora inglesa muito chorosa. Diz-me então: -“Adriana, abri a minha mala e falta-me um sapato!”

Incredulidade: - “Um sapato? Apenas um?”

Cada vez mais desesperada: - “Sim! Eu coloco-os sempre aos pares, bem encaixados e um deles desapareceu! Foi a British Airways! Tens que lhes ligar! Roubaram-me um sapato!”

Bom, lembram-se do esforço para fazer a melhor cara teatral?

Foi agora: - “Não posso!!! Mas isso é gravíssimo! Abrirem a sua mala?! Vou já ligar para a British Airways! Por favor, vá até ao seu quarto, tente-se acalmar. Arrume as suas coisas com calma enquanto eu trato disto e quando regressar certamente já terei novidades!”

Assim que ela virou costas pude finalmente dar aso às minhas gargalhadas, que a muito custo ficaram contidas.

Como é óbvio nunca cheguei a ligar para a British Airways! Nem quero imaginar a cara da pessoa do outro lado da linha.

Passados 10 minutos, regressa a cliente com lágrimas nos olhos.

Começa a sussurrar: - “Adriana, afinal apareceu o sapato... Mas estava num sítio completamente diferente! Eles mexeram nas minhas coisas!!”

Tal como esperava que acontecesse. No entanto continuei com a minha melhor cara: - “Que horror! Não se preocupe que já abri uma reclamação junto da British Airways e esta questão não vai ficar esquecida!”

Uma lição muito importante a prender enquanto Guia Certificado, quando alguém nos diz que perdeu algo as primeiras perguntas são sempre: viu no seu quarto? na mala? no cofre? em cima da mesa de cabeceira? no armário? na outra mala? Porque mais de 80% das vezes em vez da coisa perdida estar no autocarro, no restaurante, na recepção ou ter sido roubada, ela está mesmo dentro do bolso!!

Obrigada Adriana, consegui imaginar perfeitamente as tuas reações.

Hehehe

Imagem:clipartlogo.com

You Might Also Like:
bottom of page