top of page

A Agenda - 10 a 16 de Julho

Esta semana convidei o PortugalSim, para criar a "Agenda".

PortugalSim é uma plataforma online, construída e operada por uma rede de pessoas e empresas apaixonadas por Portugal. Fundada por Renato Leal e Marlos Galvão, esta plataforma tem vindo a mostrar o que de melhor existe em Portugal, seja a nível de turismo, de negócios, de investimento imobiliário, de cultura, de actos sociais, estudos de mercado, etc

A paixão por Portugal é visível no modo cativante como mostram este país à beira mar plantado. Procurando sempre o lado mais positivo, mais original, mais autêntico do ser português, todos os dias publicam notícias, dicas, conselhos sobre viver em Portugal, sobre escolher Portugal, sobre ser lusitano, mas sem "floreados", sem perder a noção da verdadeira realidade, com cuidada precisão e com muita investigação por trás - o que mais me agradou quando os descobri! O cuidado que têm em recomendar apenas aquilo que já experimentaram, que já compararam, é a essência desta plataforma, o que proporciona segurança a quem decide descobrir mais sobre Portugal através dos seus olhos.

Aqui ficam as sugestões do PortugalSim para esta semana:

Segunda, dia 10 - Mark Damisch, Museu da Música Portuguesa, 21h30

A apresentação vale pelo local e pela qualidade do músico norte americano, organista e pianista, com larga experiência internacional.

O que é curioso é a sua vida ativa também no mundo jurídico empresarial. Ele fez a sua carreira de advogado em Chicago, como especialista na área de negligência médica. Foi promotor criminal do escritório do advogado-geral de Cook County. É Mestre em administração de empresas e licenciado em direito pela Northwestern University. Membro ativo da comunidade, Mark Damisch, foi eleito por três mandatos consecutivos para presidente da Northbrook, Illinois, onde reside com a esposa Patty e as três filhas.

Terça, dia 11 - Ser mulher em Portugal em 2017: barreiras (in)visíveis?, Renovar a Mouraria, 19h00

Os direitos das mulheres conheceram progressos substanciais em Portugal nas últimas décadas e já praticamente não existem barreiras formais ao acesso das mulheres a cargos públicos e de grande visibilidade. Mas como é a situação na prática? Existirão “barreiras invisíveis”, mais difíceis ainda de identificar? Nesta sessão vão debater-se estas e outras questões, tendo por convidados:

Paula Cosme Pinto, cronista do Expresso, com a coluna “A vida de saltos altos”.

Gustavo Sampaio, jornalista no Jornal Económico, autor da peça “Os homens que odeiam as mulheres na política”.

Quarta, dia 12 - Erasmus Wednesday Urban Beach, K Urban Beach, 23h55

A meio da semana celebrar! Três pistas de dança, vista para o rio, Lisboa aos nossos pés, amigos, risos, que mais se pode pedir no Verão?

Quinta, dia 13 - Feira Quinhentista de Sintra, Praça D. Fernando II, São Pedro de Sintra, 17h00

Esta edição da Feira Quinhentista de Sintra terá como mentor Gil Vicente, "o genial comediógrafo", trazendo à feira muitos dos personagens dos seus autos e farsas - sapateiros e onzeneiros, juízes, alcoviteiras, amas, frades, médicos, damas e marinheiros, entre outros.

Sexta, dia 14 - Jazz im Goethe Garden, Instituto Goethe, 19h00

O Quarteto Rotozaza cujo nome refere a famosa escultura cinética de Jean Tinguely (1925-91) imaginada para partir garrafas, orienta-se nas áreas free/improv, free jazz ou sound improvisation, territórios latos com as suas próprias caraterísticas, por vezes em oposição, mas propiciadores de novas linguagens. Delius-Hein-Melbye-Lillinger desencadeiam também esculturas selvagens, suportadas por cadências fragmentadas e consolidadas num corpo musical. Tal como uma família una, quatro músicos exímios e criativos demonstrando uma identidade. - Rui Neves

Sábado, dia 15 - Curso de Cozinha Vegan, Cozinha Popular da Mouraria, 10h00

Soa bem quando, cada vez mais, nos preocupamos com a nossa saúde.

Neste curso de cozinha vegan, leccionado pelo João Peixoto. pretende-se abordar o tema de como nos podemos alimentar de modo mais saudável e equilibrado.

O curso divide-se em 4 partes e a segunda terá como tema Alimentos e Bebidas Fermentadas:

-Breve introdução aos alimentos probióticos e prébióticos e seus beneficios;

-Produção de Bebidas Fermentadas (kefir de leite, kefir de água e Kombucha);

-Produção de vegetais fermentados (pickles, kimchi, sauerkraut) e de fruta (pickles, chutneys);

-Confecção de almoço com alimentos prebióticos;

Oferta de almoço temático.

Domingo, dia 16 - À descoberta de Sintra Romântica, Palácio Nacional da Vila, 10h00

A bióloga Filipa Heitor convida-o a descobrir os encantos da Paisagem Cultural de Sintra que inspirou poetas e escritores e se tornou refúgio de reis e sonhadores, que aqui criaram cenários românticos povoados por espécies de todo o mundo.

Divirtam-se. Vivam a Vida!

Obrigada PortugalSim pelas sugestões (especialmente ao Renato Leal). Continuação de muito sucesso com a certeza de que vos "seguimos" todos os dias!

A quem tenha um evento que queira divulgar, convido a enviar um email, com o mínimo de uma semana de antecedência da data do mesmo, para: catia.a.garcia@gmail.com

You Might Also Like:
bottom of page