top of page

Um dia na vida dos... Lisbon Family Vineyards

O Vinho é um dos produtos mais exportados por Portugal. Em 2016 atingimos o 11º lugar do ranking mundial por produção.

No entanto, ao pensar em vinho português, raramente pensamos na região de Lisboa. A verdade é que essa ideia tem de mudar. A cada ano que passa, os vinhos da região vitivinícola de Lisboa ganham prémios e mostram o seu valor.

De modo a mostrar o que de melhor se tem feito, três grandes famílias vitivinícolas juntam-se anualmente para partilhar saber e sabor num grande "Summer Celebration Day".

As 3 Quintas, situadas entre 30 e 50 km a norte da capital, pertencem à região de Lisboa (antigamente denominada Estremadura) e todas beneficiam de uma forte influência Atlântica: uma grande amplitude térmica, a humidade matinal que os ventos suaves vindos do mar secam – os vinhos têm assim maturações lentas e guardam uma frescura e uma mineralidade únicas. Os solos são principalmente argilo-calcários.

As três Quintas acreditam que têm muito mais a oferecer trabalhando juntas, potenciando as características que já têm em comum:

- as três produzem vinhos gastronómicos cuja qualidade é constantemente premiada a nível nacional e internacional;

- são três negócios familiares que produzem vinhos artesanais que realçam o terroir específico onde todos os seus vinhos são produzidos;

- as três Quintas podem ser visitadas e os vinhos provados nas respectivas adegas, já que se encontram a menos de 1h da cidade de Lisboa.

QUINTA DE CHOCAPALHA: Um sonho de Alice e Paulo Tavares da Silva em terem um projecto familiar com as suas três filhas, em que todos tivessem o seu papel. Sandra, a filha mais nova, que inicia o seu percurso como enóloga no Douro, na Quinta do Vale D. Maria/Douro Boys e prossegue, com o projecto Wine & Soul, em parceria com o marido e enólogo Jorge Serôdio Borges, desafia os pais, em 2000, a produzir os vinhos na Quinta da Chocapalha, sendo das primeiras a defender as inúmeras vantagens que a região oferece em termos vínicos. Vinhos elegantes, frescos e com carácter, que transmitam o terroir tão especial de Chocapalha e a idade das vinhas, é o objectivo da família Tavares da Silva.

QUINTA DE SANT'ANA: Esta propriedade, situada a apenas 12 km do Atlantico, é de Ann e James Frost. Juntamente com os seus sete filhos (todos rapazes!), vivem na quinta a tempo inteiro. Usando criteriosamente castas Portuguesas e internacionais, com um micro clima fresco, e a ajuda do enólogo António Maçanita, os seus vinhos acabam por ter imensa personalidade. A Quinta está preparada para receber turistas (Turismo Rural) e organizar eventos de grande dimensão.

QUINTA DO MONTE D'OIRO: pertence ao gastrónomo José Bento do Santos (autor e apresentador do programa televisivo “O Sentido do Gosto” e antigo Presidente da Academia Internacional de Gastronomia) que tem agora a sorte de poder contar com o filho Francisco ao seu lado neste projeto. O consultor Grégory Viennois (antigo diretor técnico do produtor francês Michel Chapoutier) supervisiona a equipa de produção liderada pela enóloga Graça Gonçalves. Todos juntos optaram por implementar uma viticultura 100% biológica que realça a elegância natural dos vinhos da Quinta.

Convidei a Teresa Bento dos Santos da Quinta do Monte D'Oiro a contar-nos como é um desses dias:

"A Summer Celebration" dos Lisbon Family Vineyards

Na vida destas três famílias vitivinícolas – Quinta de Chocapalha, Quinta do Monte d’'Oiro e Quinta de Sant’Ana – há um dia que todos os anos é de enorme alegria e azáfama: a sua Summer Celebration.

Estas Quintas e Famílias juntaram-se em 2013 para um projeto comum que pretende canalizar as sinergias conjuntas em prol da promoção e valorização dos seus vinhos, todos eles oriundos da região vitivinícola de Lisboa. Os três projetos têm em comum a abordagem à vinificação e a vontade de se aproximarem do consumidor final partilhando a paixão e o conhecimento da região. A ligação das três famílias, que se conhecem há muito tempo, todos com projetos próprios bem-sucedidos, surgiu num momento estratégico em que pretendiam divulgar o que a região de Lisboa tem para oferecer: as suas especificidades, as suas riquezas e a sua complexidade, a história e a modernidade.

Para além de várias acções em que participam em conjunto, há uma que é só sua e que se destaca: a Summer Celebration, geralmente no início de Julho, quando o Verão já veio para ficar e com cerca de 250 pessoas em cada edição! Neste dia, vive-se o espírito de famílias amigas e parceiras em torno dos seus vinhos. A festa roda as propriedades, sendo que a 1ª edição teve lugar na Quinta de Sant'Ana, a 2ª na Quinta do Monte d'Oiro e a 3ª, no ano passado, na Quinta de Chocapalha.

E cada ano é o mesmo virote – todos carregam as carrinhas para a Quinta vizinha a levar o que cada um tem para contribuir! Claro que vinho não pode faltar, é logo o primeiro a ser bem acondicionado para as temperaturas serem respeitadas. Depois vêm mais copos de um lado, mais talheres e pratos do outro, as pinturas da Ann Frost que servem de sinaléticas. Em tudo contam o mais possível com a prata da casa, como se de um grande Natal se tratasse!

As caixas de vinho das três Quintas ganham novas vidas – servem de tabuleiros, de caixas para talheres, de placas de sinalética. A alegria de receber atravessa as três famílias e os preparativos decorrem por dias até ficar tudo perfeito! As noites são amenas e algumas tarefas são deixadas para essa hora, como os arranjos de flores (para que não murchem com o calor).

Em todas as edições o grupo contou com parceiros indispensáveis ao sucesso do evento, nomeadamente no catering estiveram a Revolta do Palato (dos Chefs Pedro Pena Bastos e Teresa Sousa Chaves), o Chef Kiko Martins e as suas equipas d’O Talho e d’A Cevicheria e, por último, o Chef João Simões e a sua equipa do restaurante Casta 85, em Alenquer – com os seus contributos as festas ganharam uma reconhecida dimensão gastronómica e fizeram brilhar ainda mais os vinhos das 3 Quintas. Há sempre música e boas fotografias do Ricardo Bernardo para mais tarde recordar!

No dia, lá estam todos de camisola literalmente vestida, desde os bébés aos mais velhos – fazem check-in dos convidados, apresentam os restantes membros das famílias, dão a provar os seus vinhos, uns raros outros ainda disponíveis, e abrem os salões e jardins a quem chega! Os convidados, amigos, parceiros e clientes do mundo do vinho, são assim recebidos num ambiente 100% natural, com as três famílias a dar o seu melhor – as suas casas e os seus frutos!

É um dia em cheio este da Summer Celebration!"

Obrigada Teresa por esta partilha e que o encontro das Lisbon Family Vineyards de 2017 seja outro grande sucesso!

Saúde!

Fotografias de Ricardo Bernardo

You Might Also Like:
bottom of page