top of page

Ai meu rico Santo António

A maior festa do ano de Lisboa está prestes a começar - a celebração do santo padroeiro do povo lisboeta, Santo António!

Santo António é mundialmente conhecido como o Santo António de Pádua, mas sabiam que nasceu em Alfama? Pois é! É que segundo a tradição, os santos ficam associados à cidade onde faleceram, daí Pádua, mas nascido na nossa Lisboa.

Santo António ajuda a encontrar objectos perdidos e a encontrar bons maridos! Diz a tradição que as raparigas casadoiras devem escrever uma carta a Santo António, deixá-la na Igreja e que ele tratará do resto!

A minha avó contava-nos que foi assim que encontrou o meu avô... e o casamento durou mais de 50 anos!

A cidade já está preparadíssima para o celebrar: os bairros antigos estão todos decorados, os bares e palcos prontos para dançar todas as noites, o grande desfile dos bairros lisboetas ao longo da Avenida da Liberdade e os Casamentos na Sé de Lisboa. A noite principal é de 12 para 13 de Junho, visto o seu dia ser o 13 de Junho, mas antes e depois todos os lisboetas estão prontos a festejá-lo. De Alfama a Santos, passando pela Bica, indo até Alcântara, não há bairro lisboeta que não tenha o seu arraial.

Para onde irão?

O aeroporto de Lisboa está a receber todos os nossos visitantes assim!

Vão perder esta altura do ano em Lisboa?

Fotografia de Rita Neto, This is Lisbon Walking Tours

You Might Also Like:
bottom of page