top of page

Dia Nacional do Azulejo

Hoje, 6 de Maio, festeja-se o primeiro Dia Nacional do Azulejo.

As fachadas de azulejos, as figuras de convite, o azul e branco fazem parte do imaginário de quase todos os turistas que chegam a Portugal. Após verem imagens e imagens na internet ou em revistas, eles querem vê-las ao vivo e deslumbram-se quando as vêem.

Sabem como por vezes, ao viajar, imaginamos que um edifício era mais bonito, uma estátua era maior, uma praça era mais agradável? Pois o Azulejo parece que não desilude, antes pelo contrário, deslumbra.

Mais ainda quando ficam a conhecer a história.

Não sendo uma arte criada por portugueses, é uma arte que soubemos desenvolver, soubemos preservar, soubemos dar-lhe utilidade, soubemos dar-lhe um cunho nosso e torná-la assim tão especial no Património Cultural Português.

Para proteger e preservar e dar-lhe um futuro, declarou-se este, 6 de Maio, o Dia Nacional.

Se ainda não conhecem, aproveitem um dia livre para visitar o Museu do Azulejo - muito bem organizado, ali aprendem como chegou a arte a Portugal, como se faz um azulejo, as diferentes técnicas, como se obtém as cores, e como foi sendo utilizado ao longo dos séculos. Entre outras curiosidades ficam a saber que, para além de um motivo decorativo, o azulejo tem também a função de proteger a fachada da humidade e do calor (pois reflete o mesmo tornando as casas mais frescas).

A diversidade de padrões parece infindável. Deixo-vos uma conta de instagram que tem vindo a registar muitos dos padrões encontrados por essa Lisboa fora: portuguesetiles

You Might Also Like:
bottom of page