top of page

???????????

Uma pergunta recorrente no mundo dos turistas é qual a língua estrangeira mais falada. Quantas línguas aprendemos e durante quanto tempo.

Ficam sempre muito surpresos quando lhes digo que começamos com o inglês e depois o francês, pois a maioria julga que a primeira opção é o espanhol (castelhano).

Numa dessas conversas sobre a língua expliquei que, sendo obviamente as duas línguas gramaticalmente bem diferentes, se falarmos lentamente portugueses e espanhóis conseguem entender-se. Estudar é mesmo para quem quer trabalhar com essa língua, porque para nos fazermos entender, a TV, as músicas, o contacto acaba por ser suficiente.

Mas eis que surge a observação que me deixou surpresa - "então e o Portunhol? Quantas pessoas falam Portunhol? É uma língua ou um dialecto?"

Por muito que explicasse que é uma brincadeira que fazemos, que denominamos assim a mistura das duas línguas, que é o resultado de não se falar bem nenhuma delas, que é apenas o misto de palavras para que nos façamos entender, a pessoa em questão continuou a achar que Portunhol é um dialecto falado por alguns em Portugal e em Espanha, tal como lhe tinha sido explicado por um empregado de mesa num restaurante.

Insisti, mas ao fim de longos minutos lembrei-me daquela frase que diz que quando uma pessoa não quer aprender não vale a pena ensinar!

Olé!

You Might Also Like:
bottom of page