Proclamação da República Portuguesa

5 𝗱𝗲 𝗢𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼, 𝗱𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗰𝗹𝗮𝗺𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗥𝗲𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮

República vem do latim res publica que significa "coisa pública". Nesse sentido, um governo republicano é aquele que põe ênfase no interesse da comunidade.


Que lugares de Lisboa estarão ligadas ao início de tudo isto?

🔸𝗣𝗿𝗮𝗰̧𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗼𝗺𝗲́𝗿𝗰𝗶𝗼 - No final do séc. XIX sentia-se o descontentamento da população. A maioria dos portugueses continuava a viver com grandes dificuldades e a monarquia mostrava-se incapaz de resolver questões cruciais. A 1 de fevereiro de 1908 dá-se um atentado contra a família real, que acabava de chegar de barco à praça do comércio, após um período de férias a sul. São mortos o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe.

🔸𝗣𝗿𝗮𝗰̧𝗮 𝗱𝗼 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶𝗽𝗶𝗼 -  na madrugada de 4 de outubro de 1910, em Lisboa, iniciou-se a revolução republicana. Foi a primeira grande revolução portuguesa do séc. XX. Apesar dos confrontos militares, o exército não conseguiu travar os revoltosos. Na manhã de 5 de outubro de 1910, José Relvas e outros membros do Partido Republicano Português, à varanda da Câmara Municipal de Lisboa, na praça da imagem, proclamaram a República.

🔸𝗣𝗮𝗻𝘁𝗲𝗮̃𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 - em 1911 Manuel de Arriaga torna-se o primeiro presidente eleito da República, cargo que exerceu até 1915. Faleceu 2 anos depois tendo sido enterrado no Cemitério dos Prazeres. Em 2004 realiza-se a cerimónia de trasladação para o Panteão.

🔸𝗚𝗡𝗥 - Guarda Nacional Republicana. O seu Quartel-General localiza-se no antigo Convento do Carmo, onde possuem um Museu. Fazem parte das suas responsabilidades, as honras de Estado e a segurança de vários Órgãos de Soberania. Já assistiram aos seus desfiles?

🔸𝗣𝗮𝗹𝗮́𝗰𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗲𝗹𝗲́𝗺 - Construído no século XVIII por D.João V, possuía um Picadeiro Real, onde em 1905, a rainha D. Amélia fundou o Museu Nacional dos Coches. No século XIX, foi destinado a receber os convidados reais oficiais. Depois passou a ser a Residência Oficial do Presidente da República, tendo este que pagar uma renda. Após o 25 de Abril, apenas Eanes aí morou. Quando a bandeira verde está hasteada significa que o PR está lá.

Artigo escrito em conjunto com a equipa da This is Lisbon Walking Tours.

You Might Also Like: