top of page

Um Mundo Melhor - G.M.A.S.A.

“para mudarmos o todo temos de ser conscientes do mundo que estamos a criar, a cada acção, a cada palavra, a cada decisão.” - Sónia Balacó

Este pensamento da Sónia ficou vincado na minha mente.

Falamos muito em mudar o Mundo, mas será que começamos essa mudança por nós ou exigimo-la apenas dos outros? O que fazemos então pelo Mundo?

Eu acredito que ainda estamos a tempo de cuidar muito bem deste Mundo, por muitos mundos que haja dentro dele. Acredito que podemos caminhar para o respeito, a harmonia e o amor entre todos.

Mas sei que a mudança começa em cada um de nós, não nos outros, mas em nós.

Assim decidi convidar pessoas que admiro, com projectos que admiro, que sei que começam a mudança por elas. Deixo-as aqui como inspiração.

Os convidados de hoje são a Associação G.M.A.S.A. - "em 2009 um grupo de escuteiros do agrupamento 1188 do Milharado, sensibilizados com os problemas de carência dos Sem Abrigo de Lisboa, resolveram ajudar a C.A.S.A (Centro de Apoio aos Sem Abrigo). Aos domingos dirigiam-se a Lisboa para, num espaço em Benfica, ajudarem na confecção de refeições que posteriormente distribuíam pelas ruas de Lisboa.No entanto, com a entrada na faculdade dos mentores deste projecto, e para que não abandonassem a causa que apadrinharam, solicitaram a ajuda de pais e amigos para darem continuidade ao projecto. E assim nasceu o G.M.A.S.A."

É assim que nascem e crescem projectos com tanto significado, louvo muito pessoas que não desistem, que persistem e que agem. Se quiseres fazer parte desta equipa consulta o site e escolhe a melhor forma de ajudar.

O que é o projecto G.M.A.S.A.?

O G.M.A.S.A. é uma associação, sem fins lucrativos, que tem como objectivo a distribuição de refeições quentes aos sem-abrigo, todos os domingos em Lisboa, bem como, a distribuição de cabazes mensais a famílias carenciadas do concelho onde estamos sediados, ou seja, concelho de Mafra.

Quem é a equipa por trás de tudo isto?

A direcção é composta por 13 elementos, que coordena uma equipa de 110 voluntários e que assegura o bom funcionamento do nosso projecto.

O que significa “viver” para vocês?

Viver é estar de forma positiva perante todos os desafios que nos são colocados no dia a dia. É amar, é evoluir e aprender, é reconhecer no olhar dos outros a felicidade nas coisas mais simples da vida.

O que tem a Vida de mais belo?

A igualdade na diferença, a fraternidade, o dar-se aos outros independentemente da raça, religião, ideologia.

Partilhem connosco duas dicas para que possamos sorrir todos os dias?

São as coisas mais simples da vida aquelas que nos fazem sorrir genuinamente. Darmo-nos aos outros sem esperar nada em troca e saber que aquilo que fazemos, mesmo que nos pareça muito pouco, vai ajudar a minimizar as carências daqueles que apoiamos. Sentir no olhar de cada um a linguagem do amor e da gratidão.

Quais consideram ser os 3 maiores problemas do Mundo?

A Ganância, o Egoísmo e a Vaidade.

Indiquem 3 gestos diários que podem tornar este, um Mundo melhor.

Sorrir, tolerar e dar-se mais, e amar o próximo sem reservas.

Qual é a Causa que mais apela ao vosso coração?

A Justiça e a Igualdade Social.

Inspirem-nos: 1 livro, 1 filme, 1 música, 1 site/instagram, 1 profissão

Um livro: “Coração Sem Abrigo” de José Jorge Letria. É uma história de solidão, mas também de amor partilhado, contada na primeira pessoa por um homem sem idade e sem nome, o qual podemos identificar com outros que foram condenados à exclusão pela nossa sociedade.

Um filme: “ Viver à Margem” de Oren Moverman, com Richard Gere. Um drama sobre a solidão, a amizade e a força para recomeçar.

Uma música: “ A gente vai continuar” Jorge Palma

Um Site: www.gmasa.pt

Uma profissão: todas as ligadas à saúde.

Na fotografia está uma das muitas equipas de distribuição de alimentos. Obrigado a todos vocês!

Continuem.

You Might Also Like:
bottom of page