A Dica da Silvia - A magia de viajar com crianças

"Aceitei o convite da Cátia para dar algumas sugestões de viagens com crianças. Viajar com crianças pode ser desafiante, pois elas têm os seus próprios ritmos, os seus próprios interesses e a capacidade de atenção é muito reduzida.

De toda a experiência que tenho em levar as minhas crianças (de 3 e 5 anos de idade) a viajar, percebi que é difícil que elas se interessem da mesma maneira que nós, adultos. A visita tem de ser desmistificada, transformada num jogo, ou seja, entrar no modo de pensar delas e aos poucos, por si, elas acabam por fazer perguntas e absorver conhecimento.

Deixo-vos com os top 5 das viagens culturais da família Bettencourt no ano de 2020.


CASTELOS - ALMOUROL

Os castelos causam um fascínio incrível nos miúdos, poder subir escadas, percorrer as muralhas, descer às cisternas. É quase como entrar nas histórias dos livros. Foram muitos os castelos que visitamos, mas Almourol foi sem dúvida o mais marcante. Haverá aventura mais fascinante do que a de conquistar um castelo rodeado de água? O facto de termos de apanhar um barco e a primeira parte do percurso parecer que estamos numa verdadeira expedição transformou todo o resto da visita aliciante. A visita é pequena, mas fascinante e podem sempre completar com a visita ao centro de interpretação dos templários em Vila Nova da Barquinha ou com a próxima dica.


CONVENTO DE CRISTO - Tomar

Como guia, este sempre foi o meu monumento predilecto e confesso que os meus filhos foram levados pelo meu entusiasmo. Já lá foram duas vezes e a satisfação foi sempre a mesma. Seja pela sua complexidade, seja pela temática que o envolve. Miúdos e graúdos seguem claustro após claustro querendo sempre saber mais e mais. As perguntas são muitas, mas os jogos também. É fácil que a imaginação comece a flutuar num ambiente como este. E com os jogos vão aprendendo e dão-nos tempo para apreciar toda a história e arquitectura.


SINTRA - Conventos dos Capuchos e Palácio de Queluz

Sintra dispensa apresentações. Temos o verde, os palácios, as praias e as falésias. Destaco o palácio de Queluz, pois combina as histórias de reis e princesas, com os grandes jardins. O facto de poder correr após ver todas as salas, imaginar os barquinhos a navegar no meio do canal, fingir que jogamos ao jogo da pela, faz com que eles vivam a história. No final temos as estufas: o ananás no topo do bolo. O convento dos Capuchos é o segundo local predilecto. A singularidade da construção envolta pelo verde da Serra, transformou o convento numa pequena casa fantástica. Eles exploram por si, tentam perceber a função de cada espaço.É um pequeno tesouro mágico que surpreende o seu visitante, independentemente da sua idade.


Coimbra e PORTUGAL DOS PEQUENITOS

É um sítio óbvio, mas incontornável. Coimbra é uma cidade fascinante e combinada com o Portugal dos pequenitos torna-se um dos destinos quase perfeitos para as crianças. É um resumo da nossa história, um viajar por Portugal em meia dúzia de metros. Sempre que eles possam tocar, brincar com os monumentos, o interesse é maior e tudo se torna tão mais divertido. Portugal dos Pequenitos não é apenas para crianças, aliás, o jogo será mais para os adultos: seremos capazes de reconhecer todos os monumentos que vemos? Quais as lembranças que associamos a cada monumento?


PONTE DE LIMA

Para terminar sugiro Ponte de Lima. Esta cidade é linda e combina tudo. A vila mais antiga de Portugal tem um rio, pontes, uma infinidade de estátuas, torres e arcos que invocam as muralhas, o poço, os jardins e os azulejos com histórias. A temática é variada, há lendas, soldados e na outra margem, não muito longe do soldado Décimo Junios Brutos, está um parque maravilhoso: o Parque temático do Arnado tem jardins labirintos, fontes, estufas, parque infantil, fontes e um palheiro.

Estes são apenas cinco de tantos outros destinos que podemos ir com crianças. O segredo é sempre conciliar o nosso interesse à expectativa das crianças. Encontrar o equilíbrio entre momentos de aprendizagem, com correrias em parques. Portugal tem uma grande oferta e aos poucos estou a explorar todo essa potencialidade para crianças."

Sílvia Bettencourt


Digam lá que não estão cheios de vontade de ir já amanhã passear com os miúdos?

A Sílvia é uma querida colega de profissão, que emana ternura, conhecimento e, especialmente em passeios com crianças, um brilho delicioso.

Sigam-na mais de perto através da conta de instagram e da hashtag #osbettencourtnaoparam

Ficamos à espera de mais dicas!



You Might Also Like: