top of page

Passeio em família - Museu da Filigrana

Dizem as previsões que se aproxima um fim de semana invernoso, mas porque não sair de casa na mesma e passar uma tarde cultural e quentinha na cidade de Lisboa?

O Museu da Filigrana abriu no largo do Teatro de São Carlos, aberto todos os dias das 10h00 às 19h00, ao entrarem perguntam-vos se gostariam de ter uma visita guiada, o que aconselho vivamente.

Durante cerca meia hora vão aprender sobre esta arte milenar, sobre todo o processo manual do fabrico das jóias, sobre o significado de cada objecto emblemático de filigrana em Portugal (o coração de Viana, as arrecadas, os brincos rainha ou as contas) e as tradições em torno desta actividade.

Filigrana é todo o trabalho feito com 2 fios de ouro ou prata entrelaçados. Um trabalho de muita paciência, cuidado e dedicação.

Um trabalho que outrora era feito em família, principalmente no Inverno, quando os trabalhos agrícolas diminuam. Do pai ao filho, todos se reuniam junto à cozinha para fazer estes objectos.

A Mordoma que desfila nas Festas da Nossa Senhora da Agonia em Viana de Castelo, está à porta do museu para vos receber!

As fases fases do trabalho do ouro, desde a barra, até passar a fio, ao entrelaçar e ganhar forma.

O famoso Coração de Viana - que contrariamente ao que muitos pensam não é simplesmente o símbolo de amor, mas sim um símbolo de dedicação e de culto do Sagrado Coração de Jesus. Terá sido a rainha D. Maria I que, grata pela “bênção” de lhe ter sido concedido um filho varão, mandou executar um coração em ouro e por isso colocou-se uma coroa.

A decoração desta guitarra foi feita propositadamente para este Museu.

Recriação de uma oficina.

Depois sugiro-vos a ida ao Kaffeehaus, mesmo ali pertinho e aquecerem o corpo com um delicioso chocolate quente e uma Apfelstrudel.

Se forem com crianças não se esqueçam de pedir o giz, pois as mesas são pintadas com ardósia.

Que venha a chuva, pois nós não temos medo dela.

Bom fim de semana!

You Might Also Like:
bottom of page