Escapadinha - Costa Nova do Prado

August 4, 2018

É impossível não soltar um "oh" quando observamos a paisagem da Costa Nova do Prado com as suas casas coloridas de riscas verdes, vermelhas, azuis e amarelas.

Num fundo de céu azul, com o brilho do sol, a marginal desta praia vibra como uma paleta de cor!

 

Que casas são estas? 

 

Até aos finais do século XIX, este era um lugar totalmente desabitado, é apenas após a fixação da Barra do Porto de Aveiro que os pescadores de Ílhavo aqui se instalam. 

 

As casas são oficialmente chamadas "Palheiros da Costa Nova"- construídas por pescadores, serviam para guardar só e apenas material de pesca, daí que não fosse necessário mais que uma divisão.

 

Na segunda metade do séc. XIX começa o hábito de "ir à praia" e altas figuras da sociedade vêm a banhos a Ílhavo. Assim, os Palheiros passam de armazéns a casas de habitação dos homens do mar, que muitas vezes, no Verão as alugam às gentes citadinas. 

Remodelam-se as habitações, criam-se divisões e por vezes um segundo andar. 

 

Por volta de 1874, era tanta a vida na Costa Nova que, além de regatas, havia espetáculos em várias salas de teatro, exposições, palestras e salões com festas e bailes. Escritores, parlamentares, gente da alta sociedade mandava construir novos palheiros, como por exemplo o Palheiro de José Estêvão, parlamentar que convidava Eça de Queirós, Guerra Junqueiro ou Oliveira Martins a passar aí temporadas.

 

Hoje a Costa Nova do Prado ainda vive da pesca, mas muito também do turismo.

 

Planeiem um passeio diferente e rumem até à Costa Nova do Prado, cujo nome surgiu para distinguir esta nova povoação piscatória da antiga, ou seja, da zona da praia de São Jacinto – que, até então, era usada pelos pescadores.

“Prado” é acrescentado ao nome, pois à volta existia um local muito verdejante.

 

 

 

 

 

Sabemos que a gastronomia local prima pelo peixe e marisco e que praticamente todos os restaurantes oferecem um prato vegetariano, mas queremos deixar uma sugestão para os nossos leitores Vegan - o Restaurante Musgo.

 

Bom Passeio!

 

Fotografias de Ida Pinheiro

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

A Dica da Cristina - As andorinhas

July 8, 2020

Workshop: Como se faz um Azulejo de aresta viva

July 2, 2020

1/15
Please reload

You Might Also Like: