Um Mundo Melhor - Entrevista Claro Cascais

June 3, 2018

“para mudarmos o todo temos de ser conscientes do mundo que estamos a criar, a cada acção, a cada palavra, a cada decisão.” - Sónia Balacó

 

Este pensamento da Sónia ficou vincado na minha mente.

Falamos muito em mudar o Mundo, mas será que começamos essa mudança por nós ou a exigimos apenas dos outros? O que fazemos então pelo Mundo?

 

Eu acredito que ainda estamos a tempo de cuidar muito bem deste Mundo, por muitos mundos que haja dentro dele. Acredito que podemos caminhar para o respeito, a harmonia e o amor entre todos.

Mas sei que a mudança começa em cada um de nós, não nos outros, mas em nós.

 

Assim decidi convidar pessoas que admiro, com projectos que admiro, que sei que começam a mudança por elas. Deixo-as aqui como inspiração.

 

Desta vez convidei o projecto Movimento Claro Cascais

 

- O que é o Movimento Claro Cascais?

O Movimento Claro surgiu de uma iniciativa de três amigas ( Carolina Gonçalves, Luisa Mandacaru, Teresa Vale) que partilham os mesmos ideais: respeito pela Natureza, paixão pelo mar e amor a Cascais. O movimento Claro pretende afastar do Concelho de Cascais as palhinhas de plástico e aumentar a consciencialização sobre o dano que o plástico descartável causa no meio-ambiente e, em especial, no oceano. 

 

 

- O que significa “viver” para ti?

 

As nossas experiências de vida são aquilo que nos ajuda a determinar qual o sentido da nossa existência enquanto seres humanos. É através do nosso crescimento enquanto pessoas que nos permite chegar ao sentido da nossa existência. Todavia, esse sentido não deve ser imposto pelos pais, antes pelo contrário. O sentido de existência é diferente de pessoa para pessoa e não devemos ser coagidos pelos outros ao assumirmos um sentido de existência que não é o nosso.

 

Existem várias formas de pensar sobre a vida e sobre tudo que ela envolve. Podemos focar-nos em teorias religiosas, filosóficas ou científicas de modo a desvendar o que “viver” significa para nós ou qual é o sentido da vida. Pessoas diferentes chegaram a conclusões diferentes, atribuíram diferentes sentidos às suas vidas, descobriram ideias para as quais viver, descobriram aquilo que dá sentido à sua vida, que é a sua razão de viver.

 

Também nós temos que pensar seriamente que sentido dar à nossa vida. Não temos obrigatoriamente que seguir as teorias e os sentidos já pensados, podemos dar um sentido à vida que mais ninguém ainda tenha dado. O importante é que cada um encontre esta razão de viver, ou que descubra que a vida não tem qualquer sentido.

 

Não podemos continuar a viver sem nos interessarmos ou pararmos para refletir sobre este assunto. Se não sabemos para que serve a nossa vida, se não encontrarmos um objetivo para vivê-la, o que é que nos leva a levantarmo-nos todos os dias e encarar os acontecimentos do dia-a-dia e o que é que nos leva a deitarmo-nos, no fim do dia, nesta incerteza? Nesta ignorância? Sem saber como agir ou porque agir, o porquê de escolher, a razão e o objetivo das nossas decisões.

 

Não nos podemos limitar a existir, temos que viver a vida que temos, e se não a queremos, mudá-la, dar-lhe sentido, fazer alguma coisa com o que temos. Chegará a altura em que todos temos que olhar para a nossa vida e assumir o controlo, fazer dela o que queremos que ela seja, onde queremos que ela nos leve, o que queremos ser e porquê. Temos que dar rumo à nossa vida, qualquer que seja esse rumo, até pode ser mudado, mas todos temos que pensar o que pretendemos ao levantarmo-nos de manhã.

 

- O que tem a Vida de mais belo?

 

Esperança.

 

Existe uma razão pela qual se diz que “a esperança é a última a morrer”. A esperança dá-nos alento nos períodos mais críticos da nossa vida quando tudo o resto parece estar perdido. A mais pequena centelha de esperança é suficiente para nos fazer levantar e não desistir.

 

Esta capacidade de acreditar que podemos concretizar os nossos sonhos mesmo quando as probabilidades não estão a nosso favor é o que faz com o ser humano seja capaz de realizar as mais incríveis façanhas. Quando temos esperança nada nos parece impossível e é por isso que coisas que outrora eram impensáveis são agora possíveis como viajar até à Lua! Ou no caso do Claro, acreditar que há tempo para mudar e ajudar o nosso planeta. E passando a citar Stephen Hawking:

 

“There ought to be something really special about the boundary conditions of the universe. And what can be more special than that there is no boundary…And there should be no boundary to human endeavour. We are all different. However bad life may seem, there is always something you can do and succeed at. While there is life, there is hope.”

 

- Partilha connosco duas dicas para que possamos sorrir todos os dias?

 

Não focar demasiado tempo a pensar em coisas negativas que no fundo são insignificantes.

 

Tentar ver o lado positivo

 

- Quais são para ti os 3 maiores problemas do Mundo?

 

Fome

Guerra

Aquecimento Global

 

- Indica 3 gestos diários que podem tornar este um Mundo melhor.

 

Tentar praticar pequenos gestos de solidariedade, por mais insignificantes que pareçam ser, sem esperar nada em troca. Todos os gestos contam mesmo que este seja apenas apanhar um papel do chão e pô-lo no contentor.

 

Dizer Bom dia, Adeus ou Obrigada com um sorriso por mais pequeno que seja.

 

Tentar ouvir sem julgar

 

- Qual é a Causa que mais apela ao teu coração?

 

Proteger o ambiente de modo a tornar o nosso planeta num sitio melhor para viver para as futuras gerações.

 

- Inspira-nos: 1 livro, 1 filme, 1 música, 1 site/instagram, 1 profissão

 

Livro: The Elephant Whisperer: My life in the herd in the African wild – Lawrence Anthony

 

Filme: Before the Flood – documentário da National Geographic sobre alteração climática que tem como narrador Leonardo DiCaprio

 

Música: Hands Held High – Linkin Park

(https://www.youtube.com/watch?v=eAh-L8HDYsw)

Be as You Are – Mike Posner (https://www.youtube.com/watch?v=v1tSfQbtKMU)

Like Home – Eminem (feat Alicia Keys)

(https://www.youtube.com/watch?v=Jpyxnc-khLk)

 

Site: https://clarocascais.com

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Lisbon's Vegan Tour

January 20, 2020

Vegan Concierge - Lisbon

January 19, 2020

1/15
Please reload

You Might Also Like: