top of page

História da Carla Ribeiro - Na...und

A história que se segue foi passada com a querida colega Carla Ribeiro.

A Carla trabalha muito com grupos alemães, encanta-os com o seu lindo sorriso e com toda a sua sabedoria e dedicação.

Este é um episódio passado com um grupo de peregrinos:

"Em muitos grupos encontramos, por vezes, pessoas de alguma idade que sempre viajaram muito, sempre foram independentes e que, após enviuvar, tentam levar a vida da melhor maneira possível!

Em Maio tive um grupo com uma senhora que era exactamente assim: perto dos 90 anos, viúva há já alguns anos, continuava a fazer o que lhe dava muito prazer- viajar!

No entanto a senhora percebia que as pessoas à sua volta já se preocupavam com ela - se acordava a horas, se comia, se não se perdia... o que lhe causava algum incómodo. Sabia que a preocupação era positiva, mas ao mesmo tempo sentia-se menos independente e demasiado velha!

A toda a hora respondia que não precisava de babysitter e chegou mesmo a responder mal à senhora incumbida de olhar por ela.

Depois de uma bela cataplana na Nazaré, tomou um café e a sua "babysitter" queria levá-la a passear na praia. Convidou-a a comer um gelado. Mas ela muito irritada disse que não queria dar passeio nenhum e muito menos comer gelado. Queria mesmo era ficar sentada no restaurante a disfrutar daquele ambiente! Eu, claro, ofereci-me para cuidar daquela avó emprestada ( e penso sempre, como seria bom que as nossas avós tivessem muitas vezes a possibilidade de viajar e ter experiências boas) permitindo que a "babysitter" pudesse disfrutar daquela praia e tempo maravilhosos!

A avózinha fazia tudo o que estava previsto, inclusive a procissão das velas todas as noites, que terminavam sempre por volta das 23h00. Numa dessas noites, uma parte do grupo juntou-se e foi à procissão, mas no regresso ao hotel, não viram a tal senhora velhinha.

Logo em alerta, esperaram por ela no lobby... 23h30... 00h00...nada... andaram à procura dela, avisaram a Polícia.

Perto das 00h30 ela aparece no hotel, toda fresca e airosa.

A responsável do grupo foi ter com ela e disse-lhe: "Já viu, toda a gente preocupada consigo"!

A Senhora responde muito prontamente: "Na ... und???" (que significa "e então?").

Esta foi a frase que ficou para sempre! O padre que acompanhava o grupo, ria e ria e ria quando ouviu a história no dia seguinte e a partir daí sempre que havia uma situação peculiar, uma pergunta embaraçosa, um obstáculo para ultrapassar já sabiamos o que responder "na... und?"

Obrigada pela partilha Carla.

Costumamos dizer que a idade é um posto e esta senhora sabia sê-lo!

(imagem cartoon: pinterest // Fotografia: Chtcheglov )

You Might Also Like:
bottom of page