top of page

Fátima

A Teia da Guia também está presente no Instagram. Por lá a conta tem o nome de "lapetitesardine" (prometo que um dia contar-vos-ei a razão destes nomes).

Espero encontrar-vos por lá também.

Recentemente comecei a partilhar curiosidades dos nossos monumentos, cidades, museus, etc que ficam disponíveis durante 24 horas no Stories.

A última foi sobre o Santuário de Fátima.

Partilho hoje convosco no blog e aguardo-vos no próximo Stories no Instagram.

Esta é a segunda Basílica a ser construída no Santuário de Fátima, tem o nome de Basílica da Santíssima Trindade, foi inaugurada em 2007 e tem capacidade para quase 9000 pessoas.

No Santuário encontram um pedaço do Muro de Berlim. Oferta de um emigrante português, relembra a mensagem de Paz e União que Nossa Senhora passou para o Mundo. Os muros são para destruir, não para construir e dividir!

Esta é a Capela das Aparições, situada no lugar onde se encontrava a azinheira por cima da qual Nossa Senhora apareceu aos 3 pastorinhos.

Mesmo ao lado da Capela das Aparições fica o local onde se podem acender as velas para realizar pedidos ou para agradecer o cumprimento dos mesmos.

Outra forma de agradecimento por um pedido atendido é percorrer o santuário de joelhos. O número de voltas dadas é o número que o peregrino prometeu fazer. Este é o caminho de mármore que se inicia no alto do santuário e rodeia a Capela das Aparições, o único local onde é permitido fazer uma peregrinação de joelhos. O Santuário aconselha ainda o uso de proteções nos joelhos.

O Papa João Paulo II era grande devoto de N. Srª de Fátima. A 13 de Maio de 1981 o Papa sofreu um atentado à sua vida enquanto estava a entrar na Praça S. Pedro no Vaticano. Felizmente sobreviveu ao ataque. Como aconteceu no dia da primeira aparição de N. Srª, o Papa João Paulo II decidiu visitar o Santuário de Fátima e oferecer a bala (retirada do seu corpo) como sinal de agradecimento pela proteção de N. Srª.

Este é o altaar principal da nova Basílica, o vidro ao centro contém um pedaço do túmulo de S. Pedro, oferenda do Vaticano.

A praça tem duas vezes o tamanho da Praça de S. Pedro no Vaticano. A Basílica da Nossa Senhora do Rosário (assim chamada, pois N. Srª pediu aos pastorinhos para rezarem o Rosário e ensinarem todas as pessoas a fazê-lo) foi inaugurada em 1953. É aí que os 3 pastorinhos estão enterrados.

Sobre que outro local gostariam de saber pequenas curiosidades?

Contem-me tudo e fiquem atentos ao Stories.

Até já!

You Might Also Like:
bottom of page