top of page

O Pilar 7 da Ponte 25 de Abril

Desde que anunciaram a criação de um elevador no pilar 7 da Ponte 25 de Abril, que fiquei com muita vontade de visitar.

Já fui a muitos miradouros, já atravessei a ponte inúmeras vezes, mas confesso que a ideia de estar ao mesmo nível da plataforma rodoviária da ponte, era muito apelativa. Estar ali com os meus pés, não dentro de um carro ou de um autocarro, soava a algo muito divertido.

E foi. Adorei a experiência.

Agora já pisei as duas pontes irmãs, esta e a Golden Gate em São Francisco, nos EUA, visto terem sido construídas pela mesma empresa - a United State Steel Company.

Ao longo do percurso até chegar ao elevador encontramos informações da construção da ponte, vemos a ponte de várias perspectivas e passamos pelas salas de onde saem os cabos que sustentam a mesma.

Essa foi a minha parte favorita, numa sala toda ela de vidro, perante cabos que parecem gigantes (por um lado), mas tão frágeis (perante toda a estrutura que é a ponte) por outro, senti-me como me sinto sempre perante as coisas fantásticas que o Homem faz: pequenina!

Para a minha mente, estas serão sempre as coisas abstractas da vida! Como somos capazes de construir estas coisas?

Chegada ao 26º andar... voilá... o som dos carros, mesmo ali ao lado, a vista, o vidro sob os meus pés, Alcântara ali em baixo.

No próximo dia solarengo saiam e vão descobrir este novo miradouro sobre Lisboa.

You Might Also Like:
bottom of page