top of page

A Agenda - 29 de Maio a 04 de Junho

Esta semana convidei o Ricardo Ribeiro, que talvez muitos conheçam como Sr Teste, para criar a "Agenda".

O Ricardo é uma inspiração para mim: nele vejo que a tendência que temos em perguntar às pessoas quem são, o que fazem, que idade têm, como se descrevem, o que estudaram, está totalmente errada. Ele lembra-me um professor de alemão, que na primeira aula nos pediu para nos descrevermos sem todas estas noções, e de eu ter pensado que era impossível dar uma resposta, mas o Ricardo é "isso".

O Ricardo é a música que toca no seu clarinete, é as palavras que diz e que escolhe na sugestão dos livros para os seus leitores, é as acções das escolhas da sua vida, tão genuinamente fiel ao que pensa, ao que quer viver e como viver, sem se deixar corromper.

Estejam atentos ao seu próximo concerto, estejam atentos às suas sugestões de leitura, às próximas edições da colecção Sr Teste/Ennui, estejam atentos ao testemunho que ele nos passa, com aquele seu jeito silencioso, mas tão ressonante.

Aqui ficam as sugestões do Ricardo para esta semana:

Segunda, dia 29 - Cinema: I am not your Negro

Uma reflexão sobre as lutas históricas pela igualdade de direitos e a forma como o tema se mantém actual e pertinente no contexto do século XXI.

"You think your pain and your heartbreak are unprecedented in the history of the world, but then you read. It was books that taught me that the things that tormented me the most were the very things that connected me with all the people who were alive, or who had ever been alive."

-James Baldwin -

Terça, dia 30 - Exposição: Duplo Vê de Mattia Denisse, na Zé dos Bois

Composta por uma ampla selecção de desenhos, esta exposição remete tanto para o nome da letra W, quanto para o “duplo ver” de um Deus vesgo. Segundo o próprio artista, “Existe uma tentação tão antiga como a aparição do homem: o desejo de ver outras realidades atrás da realidade. Esta disposição multiplica infinitamente as possibilidades de interpretação e o significado das coisas e impossibilita a nomeação das coisas tal e qual como elas são. Este atavismo – ver atrás das coisas outras coisas – nasce duma deformação ocular de Deus, um estrabismo convergente tão pronunciado que se traduz num desdobramento."

Quarta, dia 31 - Concerto: Marco Franco, Mudra no Teatro Maria Matos

O baterista Marco Franco gravou um novo disco, a sua estreia em piano. Mudra, preparado em completo segredo, longe até dos ouvidos dos conselheiros mais chegados, aparece na sua carreira como uma segunda vida, como se tudo começasse do zero para este músico lisboeta.

Quinta, dia 01 - Concerto: Carrier / Lambert + Faustino

Sexta, dia 02 - Concerto: Mure Mure de Riccardo Luppi na Smup Parede

Um quarteto que explora oa espaços desconhecidos entre as linhas maiores de estruturas já existentes na música.

Sábado, dia 03 - Concerto: Diogo Picão no Brick Café

"As canções planto-as eu em solo tropical adubado pelo cavaquinho do Anders Perander, a guitarra de 7 cordas do Olmo Marín e a percussão do Matteo Bowinkelmann. O café, nas suas mil apelativas maneiras, é preparado pelo Brick."

Domingo, dia 04 - Livro: "&etcéteras 1"

Sugiro a leitura do primeiro volume desta antologia editada pelo Sr Teste/Ennui. É uma antologia de contos anteriormente lançada na revista &etc e também alguns que não passaram no lápis azul. Contos pouco convencionais, associais ou como diria o Sr Bataile a letra do "mal". Aconselho reserva pois os livros anteriormente editados tendem a esgotar em menos de um mês.

Divirtam-se. Vivam a Vida!

A quem tenha um evento que queira divulgar, convido a enviar um email, com o mínimo de uma semana de antecedência da data do mesmo, para: catia.a.garcia@gmail.com

You Might Also Like:
bottom of page