Hotel Boutique Santiago de Alfama

March 2, 2017

Sugestão onde ficar em Lisboa, de férias, de escapadela ou como presente: Hotel Santiago de Alfama.

Artigo completo escrito para a Lisbonlovers.

 

Se lhe interessa arquitetura, gastronomia e autenticidade o Hotel Boutique Santiago de Alfama é perfeito para si.

Na parte alta do bairro que viu Lisboa nascer, está este renovado edifício de antigo traçado, cheio de detalhes por descobrir! Tal como o próprio bairro, é um local cheio de história, de marcas da passagem dos séculos, “habitado” por quem o ama, respeita e o quer ver crescer sem perder carisma.

A Rua de Santiago (que dá o nome ao hotel) continua a ser o ponto de encontro de gentes. Se outrora era de mercadores e de peregrinos que iniciavam o caminho para Santiago de Compostela, assinalado pela presença da Igreja mesmo ao lado do hotel, hoje é local de encontro de lisboetas e de turistas que se apaixonam por esta colina que nos leva do rio ao miradouro, que nos faz perder nos labirintos das ruelas, que nos surpreende com casas modernas e teatros romanos onde o bairrista e o avant-guardista deixam o tempo parar e se deixam encantar.

Por isso, este é o local perfeito para vivenciar a Lisboa lisboeta! Até o famoso e tradicional eléctrico 28 trá-lo praticamente à porta!

 

A primeira coisa que nos salta à vista é a esplanada mesmo em frente à entrada do hotel. É tal a sensação de acolhimento que nos apetece de imediato sentar e saborear um café.

Dizem-nos que não podemos deixa de provar a tarte da vizinha que, próprio do ambiente de bairro de Lisboa, é mesmo feita pela vizinha! Iríamos nós deixar de fazer tal coisa? Claro que não! E assim começa o encanto por este local que nos transporta de imediato para a familiaridade do bairro, que nos faz sentir seguros e em casa. O Café está aberto a todos (não só aos hóspedes), do pequeno-almoço ao fim da tarde. Se optarem por uma visita ao pequeno-almoço, neste caso não falhem as panquecas.

É então o momento de fazer o check-in.

Assim que colocamos o pé no interior do edifício percebemos que muitas mais surpresas nos aguardam! O inesperado átrio de entrada, uma clarabóia de vidro que nos permite ver o céu, um corrimão em madeira que salta à vista e um tecto que nos transporta para uma influência árabe tão visível em Alfama. Afinal que edifício é este?

O Pedro Cardoso, do departamento comercial, contou-nos tudo.

Sabe-se que este edifício foi um dia o Palácio dos Castros, uma mansão do séc. XV. Mas muito mais foi, pois, aquando das obras de restauro, descobriu-se um arco medieval, que actualmente dá entrada para a sala das refeições, colunas manuelinas presentes no jardim interior e umas escadas romanas preservadas no segundo piso! Todas estas descobertas foram desafios muito bem ultrapassados e integrados no edifício actual. Com extremo respeito pela história, o contraste do passado com o moderno não poderia estar melhor incorporado. Mas o trabalho do arquitecto Luís Rebelo de Andrade não foi fácil. É que, durante os anos 1930/40, este edifício foi uma unidade fabril! Aqui, como era normal nas unidades fabris, trabalhavam e viviam várias famílias. Resultado?

Quatro pisos com 19 quartos, mas 12 tipologias diferentes! Por isso pode ter a certeza que encontrará aquilo que precisa, do modelo mais standard à suite com vista de 160ºC sobre Lisboa e o rio Tejo!

Enquanto caminha para o seu quarto vai sendo surpreendido pelos apontamentos da decoração. Lembra-se do corrimão que chamou à atenção à entrada? Pois bem, ele veio da estação de metro de Kings Cross em Londres. Alguns móveis vieram da Índia, as pinturas são de artistas contemporâneos, os azulejos remetem-nos para a cultura árabe, o mármore português, e percebemos que esta mescla lembra o tempo em que ao visitar-se uma família de condes se levavam presentes de terras longínquas.

Se procura um sono descansado, acredite que vai dormir num pedaço de céu. A cama, as almofadas são sinónimo de suavidade, descanso e leveza. Quando acordar, as energias estarão definitivamente repostas.

Depois do pequeno-almoço fomos descobrir o resto do hotel: O Beauty Bar no piso inferior, o Manny's Bar, um pub inglês onde servem um surpreende mojito com manjericão, e o restaurante “A Fábrica”, em homenagem à fábrica de camisas que aqui existiu, com menú do Chef Carlos Robalo, que nos apresenta uma cozinha moderna portuguesa reflexo da mistura das culturas de Alfama. O hotel oferece música ao vivo para acompanhar o jantar, todas as noite.

Deixo-lhe uma dica, escolha um dos dias para acordar bem cedo, bem na hora do nascer do sol, e vá até ao terceiro andar, a uma pequena varanda de esquina exterior, onde assistirá a um espectáculo de reter a respiração: a luz de Lisboa ao raiar do dia!

Heleen Uitenbroek, proprietária deste 5* Hotel Boutique Santiago de Alfama, e a sua equipa irão fazê-lo sentir-se em casa e ter a certeza que experienciará a Lisboa verdadeira!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

A Dica da Cristina - As andorinhas

July 8, 2020

Workshop: Como se faz um Azulejo de aresta viva

July 2, 2020

1/15
Please reload

You Might Also Like: