Estórias de Lisboa: Lisbonlovers - A Casa das Velas do Loreto

March 2, 2017

Novo artigo para a Rubrica Estórias de Lisboa no site Lisbonlovers.

 

Por muito que façamos o mesmo caminho todos os dias, para ir trabalhar, para ir ao ginásio, para regressar a casa, é importante estar atento, olhar, observar e todos os dias descobrir um novo pormenor.

Da próxima vez que passarem pela Rua do Loreto procurem a Casa das Velas do Loreto, uma das lojas históricas de Lisboa. No número 53 párem, olhem com mais atenção, reparem na linda fachada de cobre e pedra, na data da fundação escrita no vidro – 1789, entrem, observem as estantes de madeira, sintam os aromas e deliciem-se com os pormenores. 
Começou por ser uma casa de velas simples, mas actualmente é um símbolo do trabalho delicado e temático que as velas podem ser! A cada época do ano uma montra específica.

A loja já vai na sexta geração e funciona também como oficina, tudo é ali feito, artesanalmente e com materiais nacionais.

Sabiam que as primeiras velas eram feitas de banha de porco? Imaginem o aroma que ficava no ar! É só bem mais tarde que se começam a produzir velas com cera de abelha e que, felizmente os ambientes passam a ter um aroma bem mais agradável, como por exemplo, o Teatro São Carlos.

Esta casa fornecia outrora, as velas para iluminar o edifício e os cenários das óperas. Imaginem 4 horas a cheirar banha de porco, viva a inovação!

Pois é, umas ruas mais abaixo está o Teatro São Carlos, inaugurado em 1793 por D. João VI, com o intuito de substituir a Casa da Ópera que tinha sido destruída pelo grande terremoto de 1755. A primeira Casa da Ópera em Lisboa estava na Ribeira das Naus, junto ao Paço da Ribeira, teve apenas 7 meses de vida mas ainda tempo para apresentar duas óperas aos lisboetas.
Na reconstrução da cidade, escolheu-se o Teatro São Carlos para ser a nova casa da ópera de Lisboa. O nome escolhido para o novo teatro pretendia homenagear o Teatro de San Carlo em Nápoles e a Rainha D. Carlota Joaquina que adorava óperas.

Visitem estes dois espaços emblemáticos da nossa Lisboa. Descubram a cidade, as suas estórias e ligações!

 

 

 Fotografias de Ida Pinheiro

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Workshop: Vinho Português - uma Visita Guiada

May 31, 2020

O Fugas do Público sugere os meus passeios

May 26, 2020

1/15
Please reload

You Might Also Like: