top of page

Pérolas esquecidas de Portugal - "Lisboa: cidade triste e alegre"

Em 1959 foi editado um livro entitulado - "Lisboa: cidade triste e alegre".

Nos anos 1950 dá-se o movimento neo-realista em Portugal e os artistas desejam representar a realidade vivida no País nessa altura. Esta não era uma tarefa fácil, tendo em conta que Portugal vivia sob um regime ditatorial que não deixava passar imagens menos brilhantes do país.

Os arquitectos Victor Palla e Costa Martins arriscaram. Não querendo fazer um livro redutor da cidade de Lisboa, em que se mostraria apenas o brilho falso da cidade e os monumentos sem pessoas, decidiram misturar-se com a população e retratá-la.

O livro nada tem de arquitectura, o livro é a essência da vida da cidade de Lisboa nessa época.

Estes dois homens passaram semanas e meses com a população, nas tascas, nos lavadouros, nas ruas sobretudo de Alfama e do Bairro Alto. Todas as pessoas fotografadas deram o seu consentimento. Registaram-se 6000 fotos - documentário precioso do que era a alma lisboeta!

Para acompanhar as imagens, os autores pediram a escritores portugueses que escrevessem poemas para elas. Desta vez é o texto que ilustra a imagem e não o contrário.

De início o livro foi editado em fascículos juntamente com uma revista, mas depois acabou por ser censurado e durante anos foi um trabalho esquecido.

É apenas após o 25 de Abril que se esbarra nesta preciosidade e que o público entende a importância de tal registo.

Felizmente um grupo de artistas e fotógrafos uniu-se e fez tudo ao seu alcance para conseguir reunir o máximo de fotos possíveis e os exemplares ainda existente. Juntaram tudo e fizeram uma nova edição do livro.

Actualmente está esgotado e em leilão parece que vale já umas centenas de euros.

O que gostaria de acrescentar é que se este livro tivesse sido feito por fotógrafos franceses ou americanos, seria hoje uma referência mundial ao nível de Bresson ou Erwitt.

Que tal ajudarmos a valorizar o que temos de bom?

Espero que alguma editora acorde e passo a passo veja a preciosidade que tem nas mãos!

You Might Also Like:
bottom of page