Organização alemã

March 1, 2017

Alemães (e franceses) têm uma certa obsessão pela escolha do lugar no autocarro.
A primeira opção é sempre o banco da frente (como já vos contei num outro post), depois seguem-se os lugares do lado em que se verá mais monumentos, depois os que terão menos sol a bater na janela, etc
Este grupo, levou tão a sério a escolha do lugar, que chegou a Portugal já com os mesmos marcados. Cada banco tem uma numeração, sendo assim, sentaram segundo a escolha feita ainda na Alemanha.
No primeiro dia, na terceira paragem que fizemos, veio uma senhora, muito zangada (mas mesmo muito zangada), dizer-me que eu deveria anunciar ao microfone que, quem está sentado na parte da frente do autocarro deverá sair pela porta da frente, e quem está na parte detrás, deverá sair pela porta detrás.
Por momentos pensei que estava a perceber mal o que me dizia! Era a primeira vez que alguém me fazia tal reparo! Por acaso, a tour leader do grupo estava mesmo ao meu lado e ouvindo o reparo da senhora, interferiu e disse que não iria pedir isso ao grupo, pois achava um pouco agressivo que as pessoas não pudessem sair pela porta que desejassem. Acrescentou que o autocarro não era assim tão grande, para que se fizesse tal divisão.
A senhora nada mais acrescentou. Sendo ela a chefe de grupo, não interferi.
No dia seguinte, após a segunda paragem, outra senhora do grupo, com um ar igualmente desagradado, dirigiu-se a mim e pediu-me exactamente a mesma coisa! A senhora explicou que tinha pedido os assentos junto à porta detrás para poder ser sempre a primeira a sair, algo que não estava a conseguir, pois ninguém respeitava a divisão do autocarro!
Confesso-vos que fiquei estupefacta! Nunca pensei em tal pormenor! Será assim tão essencial à vida essa exigência? De modo a falar-se tão zangado?
Disse-lhe que iria ver o que podia fazer, tendo em conta que a chefe do grupo tinha decidido que não o queria fazer.
Como era o segundo pedido, a tour leader pensou então que teria de dizer algo. Da forma mais simpática possível lá conseguiu fazer-lhes o pedido. O silêncio foi longo no autocarro, mas a partir daí todos saíram com a divisão pedida pelas senhoras!

Pergunto-me como teria sido num autocarro de italianos, portugueses ou espanhóis!?!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Entrevistada para Life & Style

October 15, 2019

Quando viajares pensa nisto:

October 15, 2019

1/15
Please reload

You Might Also Like: