"Mars" não é só um planeta

February 28, 2017

Quando uma empresa decide organizar uma viagem para os seus trabalhadores contacta uma agência de turismo do seu país para tratar de tudo. Essa agência, por sua vez, contrata uma agência de turismo do destino escolhido (chamada a agência local), que por sua vez contrata a empresa de autocarros, os restaurantes, os guias e todas as outras actividades escolhidas. Essa empresa que pediu a viagem é chamada na gíria de turismo - o cliente final. 
O guia quando vai trabalhar está na verdade a trabalhar para 3 entidades diferentes: a agência local, a agência estrangeira (cliente da anterior) e a empresa (cliente final). O nosso papel é satisfazer na verdade todos, mas acima de tudo responder à agência local. Sempre que se levanta uma questão deve-se contactar o project manager da agência local e respeitar as suas decisões. Mas o cliente final é aquele que queremos que esteja sempre sorridente e feliz com todo o programa e responder no máximo possível às suas ideias! 
Por norma as agências indicam-nos quem é o cliente final. Para "não metermos o pé na argola"!

Masterfoods - é uma empresa dos EUA que cresceu enormemente e tem representações no mundo inteiro e contém entre muitos outros, produtos como Uncle Bens, Whiskas, Balisto, Twix, M&Ms...
Há uns anos decidiram fazer a reunião anual em Portugal e ofereceram a todos os membros que vieram para essa reunião, uma visita de Lisboa seguida de jantar e discoteca.
Dentro do grupo havia um senhor que se destacava pelas constantes piadas, muitas delas mesmo no limiar da piada que por vezes deixa os outros um pouco desconfortáveis.
Após o jantar reuniu-se um pequeno grupo à sua volta e do representante da agência local a conversar (eu estava lá também). Passado uns minutos o tal senhor dirigiu-se a mim e perguntou-me: "I'm from Mars, where are you from?"
A expressão dele ao dizer esta frase era de extremo orgulho com aquele sorriso de quem está a brincar com a outra pessoa.
Tendo em conta o que tinha observado antes respondi-lhe: "I'm from Venus"
E nisto levo uma cotovelada do rapaz da agência e ouço muito baixinho - "Cátia ele é o presidente da Mars!!!"

Ops... tinham-se esquecido de indicar quem era o cliente final!

Ía morrendo! Pensamentos em catadupa - Masterfoods em Portugal, mas Mars a nível internacional! E eu tinha acabado de dizer uma piada ao Presidente e ao cliente final. Congelei. Pensei - pronto, nunca mais trabalho para esta agência!
Mas tive sorte, o senhor riu-se imenso, todos riram e ele chegou mesmo a dar-me os parabéns pela resposta. Não levou mesmo a mal. Inclusivé foi contar a praticamente todas as outras pessoas convidadas e ao longo da noite fui ouvindo as senhoras a dizerem-me: "Foste tu que lhe deste aquela resposta? Muito bem dada, diz isso a todas. Merecia que alguém finalmente lhe dissesse algo!"

Gostava de ter uma fotografia da minha expressão quando levo a cotovelada!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

O Fugas do Público sugere os meus passeios

May 26, 2020

A Dica da Cristina - Coralina

May 23, 2020

1/15
Please reload

You Might Also Like: